Posts Recentes
Gostaria de receber conteúdos da PUC Júnior Consultoria?
Inscreva-se!

O que é Fintech?

As Fintechs são empresas que redesenham a área de serviços financeiros com processos inteiramente baseados em tecnologia. A palavra fintech é uma abreviação para financial technology (tecnologia financeira, em português). Ela é usada para se referir a startups ou empresas que desenvolvem produtos financeiros totalmente digitais, nas quais o uso da tecnologia é o principal diferencial em relação às empresas tradicionais do setor.


No geral, as fintechs são conhecidas por oferecer soluções financeiras inéditas, menos burocráticas, mais intuitivas de serem usadas, já que normalmente elas estão disponíveis no smartphone do cliente e com custos baixíssimos, às vezes inexistentes, para os usuários.

Esses serviços inovadores não se resumem a bancos digitais. Apesar de estarem sob um mesmo nome, essas empresas podem oferecer produtos e serviços diferentes entre si.


Uma fintech pode atuar em diversas áreas, como:


  • Fintechs de pagamento: são facilitadoras na hora da compra e venda. Podem oferecer novidades em cartões de crédito ou máquinas de cartão, por exemplo. Nessa categoria, entra o Nubank, que surgiu como uma empresa de cartão de crédito sem taxas e anuidade, além de cobrar juros rotativos abaixo da média de mercado.


  • Fintechs de crédito ou empréstimo: possuem estrutura enxuta e realizam análise de crédito a partir de soluções tecnológicas para melhorar a dinâmica dos serviços financeiros, aproximando quem precisa de dinheiro e quem pode emprestar cobrando juros menores.


  • Fintechs de crowdfunding: ajuda uma ideia se concretizar, conseguido capital para materializá-la através de crowdfunding (financiamento coletivo).


  • Fintechs de Bitcoins: surgiram fintechs para facilitar as transações dos investidores aqui no Brasil. Empresas como a Mercado Bitcoin cresceram muito em pouco tempo, aproveitando o interesse pela novidade digital.


  • Fintechs de controle financeiro: servem para quem precisa manter as finanças em ordem, auxiliando no controle de despesas pelo celular, permitindo a criação de categorias de gastos e definição de metas.


  • Fintechs de investimento: para oferecer mais facilidade na hora de fazer seu dinheiro render, vieram as fintechs de investimentos.


As fintechs oferecem serviços que já existem em bancos e instituições financeiras tradicionais. Entretanto, a velocidade e agilidade oferecida pelas fintechs é muito maior do que a de bancos comuns. Além disso, essas empresas trabalham com redução de custos e corte de taxas que são, normalmente, muito elevados em quase todos os bancos.



A PUC Júnior Consultoria é uma das mais tradicionais empresas juniores do Brasil, atuando há mais de 25 anos no mercado e atendendo dezenas de micros, pequenos e médios empresários.

NOSSAS SOLUÇÕES

Rua Min. Godói, 969 - Perdizes, São Paulo - SP | contato@pucjunior.com
  • Instagram
  • Facebook Social Icon
  • square-linkedin-512