Posts Recentes
Gostaria de receber conteúdos da PUC Júnior Consultoria?
Inscreva-se!

Como as Avaliações de Desempenho podem melhorar a empresa e a eficiência colaborador?

Essa é uma pergunta feita frequentemente pelos administradores ou gestores de organizações. Como engajar os funcionários e criar um ótimo clima organizacional para enfim propiciar o desenvolvimento e o crescimento? Quais são as ações corretas que podem atribuir ganhos, tanto para colaboradores, como para a empresa?

O segredo está nas políticas e decisões acerca do capital humano. A partir de métodos e ferramentas é possível melhorar todas as questões tratadas acima. Muito se sabe que a produtividade está ligada ao engajamento do colaborador com a equipe e sua empresa e, para poder mensurar estes níveis de engajamento e comprometimento, são usadas ferramentas de gestão de pessoas.

Um exemplo dessa ferramenta é a Avaliação de Desempenho. Ela tem como objetivo qualificar o nível de atuação de um funcionário ou de um grupo de colaboradores em relação ao conjunto da empresa e medir o desenvolvimento dos funcionários de uma determinada organização, através de diferentes métodos avaliativos.

Vantagens e Benefícios

Os resultados destas avaliações são de extrema importância para os gestores de pessoas. Permite identificar a cultura, a missão e a visão do colaborador e se estão alinhadas com as da empresa, além de facilitar a descoberta de novos talentos que possam ser melhores aproveitados e também definir se as funções estão distribuídas da maneira correta. Pode, por exemplo, avaliar as perspectivas de carreira almejadas pelo profissional e o que a empresa está necessitando. Isso colabora com a promoção de um alinhamento entre as metas e os resultados a serem alcançados por ambas as partes.

Resumidamente, para o funcionário, traz a oportunidade de receber um parecer sobre seu desempenho para, assim, poder traçar planos de melhoria pessoal. Já para a empresa, traz a possibilidade de poder desenvolver o potencial de cada funcionário afim de obter uma melhora de resultado da empresa.

Por isso, manter este tipo de avaliação pode trazer muitos benefícios e mudanças positivas na gestão de pessoas de uma organização, seja qual for o seu tamanho. Com ela, o gestor pode avaliar melhor seus subordinados, melhorar o clima de trabalho, investir no treinamento de seus pares, melhorar a produtividade, desenvolver os métodos de remuneração e fazê-los trabalhar de forma mais eficiente. Todos ganham quando uma equipe é avaliada de forma satisfatória pelos gerentes.

Para aplicar Avaliações de Desempenho em seu empreendimento, é necessário um setor de RH bem estruturado ou a prestação de serviço terceirizado. Se você acredita que uma avaliação poderá ajudar seu negócio, agende um diagnóstico GRATUITO e conheça os diversos serviços que oferecemos para impulsionar seu estabelecimento!

A PUC Júnior Consultoria é uma das mais tradicionais empresas juniores do Brasil, atuando há mais de 25 anos no mercado e atendendo dezenas de micros, pequenos e médios empresários.

NOSSAS SOLUÇÕES

Rua Min. Godói, 969 - Perdizes, São Paulo - SP | contato@pucjunior.com
  • Instagram
  • Facebook Social Icon
  • square-linkedin-512