Posts Recentes
Gostaria de receber conteúdos da PUC Júnior Consultoria?
Inscreva-se!

A importância do trabalho em equipe

Muitos colaboradores desenvolvem trabalhos excelentes e de grande qualidade sozinhos, porém, quando inseridos em uma equipe, têm dificuldades em delegar tarefas ou seguir lideranças.


As pessoas são únicas e é justamente por esse motivo que o trabalho em equipe é tão importante dentro de uma empresa. A reunião de talentos, habilidades e características diferentes, tornam o todo mais completo e mais capacitado para chegar até o ponto desejado.



Na atuação no ambiente empresarial é importante ter em mente que as pessoas são diferentes, com opiniões, metodologias de trabalho, com rotinas, histórias e desejos completamente diferentes, e esse conjunto de diferenças que tem o poder de mudar a história de uma empresa, com um time diversificado, que atua com qualidade.


Conseguir ser flexível é ter a percepção que o respeito é a base para um relacionamento saudável dentro da equipe, e com demais membros da empresa. É preciso aprender a ouvir opiniões contrárias as suas, e respeitar, sem pensar e verbalizar que a sua opinião é a melhor, e argumentar.


Para que um trabalho em equipe possa de fato acontecer e se desenvolver, é preciso que todos tenham objetivos em comum, e esses objetivos estão relacionados a missão, visão e valores da empresa. Aqui, o papel do líder é fundamental, pois é ele o responsável por transmitir a mensagem de missão, visão e valores da empresa para a sua equipe.


Quando todos sabem aonde querem chegar, criam automaticamente objetivos comuns e trabalham em equipe para alcançar cada um desses objetivos, ou seja, para alcançar o sucesso comum. Cada departamento tem dentro de uma empresa a consciência do que seria esse sucesso. Se todos forem capazes de realizar um bom trabalho com suas equipes, formando consequentemente, um bom trabalho em grupo de todas as áreas, com certeza os resultados dessa empresa serão de excelência.