O que é preciso para impulsionar o seu negócio financeiramente em meio à crise?

March 1, 2018

 

De 2010 até hoje, vivemos a pior crise econômica da história do país. Como consequência, muitos negócios passaram por dificuldades. As lojas deixaram de se preocupar com a gestão financeira com o auge vivido no período anterior, em 2008. O poder aquisitivo das pessoas era maior e cada vez mais os negócios obtinham lucro. Porém, como “tudo que é bom dura pouco”, esse período acabou e a crise chegou.

 

 

 

Os estabelecimentos deixaram de vender e obter lucro, o dinheiro estava encurtando e as contas aumentando. Começou a era das poupanças, na qual as lojas procuravam as ofertas mais baratas e econômicas. Com isso, uma pergunta entra nas nossas cabeças: com um fluxo de caixa organizado e um plano financeiro adequado, estaríamos nessa situação crítica?

 

Você sabe realmente da importância de um fluxo de caixa? E nesse tempo de crise econômica? Está conseguindo administrá-lo corretamente afim de obter uma administração sadia em seu negócio? Afinal, sem uma organização financeira, nenhum tipo de empresa consegue crescer.

 

O que deixa muitas pessoas desanimadas ao pensarem em planejamento financeiro é a ideia da elaboração de planilhas e softwares complexos para construir algo consistente. Porém, o planejamento financeiro é uma espécie de um guia obrigatório para qualquer empresário que queira abrir ou administrar o seu negócio.

 

A partir disso, saiba quais são as importâncias de manter um fluxo de caixa organizado para, assim, fazer a elaboração de um planejamento financeiro a fim de proporcionar o crescimento de sua empresa.

 

 

Por que ter um fluxo de caixa organizado?

 

  • O fluxo de caixa organizado te permite separar o dinheiro pessoal de seu dinheiro empresarial;

  • O controle de entradas (receita) e saídas (despesa) proporciona uma melhor noção do quanto sua empresa está ganhando e de quanto ela está gastando;

  • O ciclo financeiro da empresa te possibilita calcular o tempo entre o pagamento aos fornecedores e o recebimento das mercadorias;

  • Análise do desempenho financeiro da empresa para saber se o seu negócio está rendendo o esperado ou se está te trazendo prejuízos;

  • Facilitação de futuros planejamentos financeiros, visto que o fluxo de caixa demonstrará a situação financeira da empresa.

 

Qual a importância de um planejamento financeiro?

 

  • Elaboração do orçamento para estimar os gastos e as despesas futuras do seu negócio;

  • Retorno para planejamento futuro que vise sempre o melhor desenvolvimento da empresa;

  • Com um plano de investimento, você poderá cumprir objetivos pré-estabelecidos, tal como: compra de algum imóvel para a expansão da empresa, renovação da frota da empresa, entre muitos outros.

 

 
 

A quem você pode recorrer?

 

Há diversas empresas responsáveis por auxiliar a organizar o fluxo de caixa ou a montar um planejamento financeiro específico para seu negócio. Um movimento que anda crescendo no Brasil são as EJs (Empresas Juniores) . Essas empresas são formadas por alunos da graduação e realizam serviços semelhantes a de empresas seniores. A diferença está no preço, pois, por ser formada por universitários, o preço de um serviço feito por uma EJ é bem menor do que o preço feito por uma empresa sênior.

 

Gostaria de se aprofundar mais nesse assunto? Quer receber um acompanhamento mais de perto sobre a sua empresa? Então entre em contato com a PUC Júnior Consultoria e agende uma reunião totalmente gratuita para que você consiga obter êxito em seu negócio.

 

Please reload

Posts Recentes
Please reload

Gostaria de receber conteúdos da PUC Júnior Consultoria?
Inscreva-se!

A PUC Júnior Consultoria é uma das mais tradicionais empresas juniores do Brasil, atuando há mais de 25 anos no mercado e atendendo dezenas de micros, pequenos e médios empresários.

NOSSAS SOLUÇÕES

Rua Min. Godói, 969 - Perdizes, São Paulo - SP | contato@pucjunior.com
  • Facebook Social Icon
  • Instagram ícone social
  • square-linkedin-512