Posts Recentes
Gostaria de receber conteúdos da PUC Júnior Consultoria?
Inscreva-se!

Identificação de segmentos do mercado

A segmentação é realizada por empresas, no qual, dividem os grupos de consumidores de acordo com seus desejos e necessidades, assim atenderá com maior eficácia. Entretanto, pode ser segmentado por diversas maneiras, só que deve seguir o reconhecimento das diferenças entre os clientes.


A primeira segmentação que será apresentada é a geográfica, nesta, a divisão é feita através da distinção das unidades geográficas, como nações, regiões, cidades ou bairros. Desse modo, realizará um marketing focado a determinada região, analisando os desejos e


necessidades locais. Além disso, outro conceito muito relevante no marketing, é o marketing local, aproximando-se mais com o cliente, sendo esse seu diferencial.


Outro tipo de segmentação é a demográfica, esta é reconhecida por realizar o mapeamento por idade, tamanho da família, ciclo de vida da família, sexo, renda, ocupação, grau de instrução, religião, raça, geração, nacionalidade e classe social. Este segmento é um dos principais, mais utilizados pelos mercadólogos, além de serem fáceis de mensurar. Dentro dele há a idade e o estágio no ciclo de vida (de acordo com a idade muda os interesses), fase da vida (dependendo da fase da vida de cada indivíduo, pois suas preocupações mudam, como, divórcio, morar com o companheiro(a), ter um filho...), sexo (há uma grande diferença dos gostos femininos e masculinos), renda (determina o que pode adquirir, qual marca, etc.), geração (cada geração tem sua “moda”, então tem um determinado estilo de música, filme, vestimenta, política...), por fim, a raça e cultura (realizado pelo marketing multicultural, seu diferencial é a partir dos diferentes segmentos étnicos e culturais).


Ademais, a segmentação psicográfica, é dividida e baseada pelos traços de personalidade/psicológicos, estilo de vida ou valores. Nos EUA, foi criado uma estratégia chamada VALS, no qual classifica os adultos em 8 grupos, são eles:

  1. Inovadores: formado por pessoas bem sucedidas e sofisticadas, adquirem mais produtos de luxo;

  2. Satisfeitos: formado por pessoas maduras e reflexivas, buscando produtos mais duráveis e funcionais;

  3. Realizadores: formado por pessoas orientadas para metas e focadas em sua carreira, buscando produtos que mostrem o sucesso para o círculo social.

  4. Experimentadores: formado por jovens e pessoas mais impulsivas, no qual, gastam a maior parte de seu dinheiro com roupas da moda, entretenimento e socialização;

  5. Crentes: formado por pessoas conservadoras e tradicionais, optam por produtos familiares e nacionais;

  6. Batalhadores: formado por pessoas que gosta da moda e diversão, possuindo produtos que imitem aqueles com grande poder aquisitivo;

  7. Fazedores: formado por pessoas realistas e autossuficientes, adquirindo produtos básicos e nacionais;

  8. Sobreviventes: formado por pessoas mais velhas, sendo fiéis a suas marcas favoritas.


Enfim, a segmentação comportamental, são analisados a partir de seu conhecimento, atitude, uso ou relação a um produto.


Gostou do que você viu e já pensou em aplicar isso e muito mais na sua empresa? Contrate a PUC Júnior Consultoria!


A PUC Júnior Consultoria é uma das mais tradicionais empresas juniores do Brasil, atuando há mais de 25 anos no mercado e atendendo dezenas de micros, pequenos e médios empresários.

NOSSAS SOLUÇÕES

Rua Min. Godói, 969 - Perdizes, São Paulo - SP | contato@pucjunior.com
  • Instagram
  • Facebook Social Icon
  • square-linkedin-512