Posts Recentes
Gostaria de receber conteúdos da PUC Júnior Consultoria?
Inscreva-se!

Como ser um diferencial no mercado? (2 min)


Para se destacar em meio aos seus concorrentes e promover ainda mais o crescimento de sua empresa utilize a Matriz Ansoff, uma ferramenta utilizada para criar estratégias de crescimento de uma instituição, ou seja, é um modelo de planejamento estratégico. Tal matriz foi desenvolvida por Igor Ansoff, professor e consultor norte-americano nascido na Rússia.


Existem quatro estratégias nesta ferramenta:


1.Penetração de Mercado (produto/serviço e mercado já existentes):

Nesta situação, a empresa busca impulsionar as vendas do seu produto já existente para um mercado que também já existe. Para isso, a companhia pode, por exemplo, conquistar mais clientes ao oferecer preços abaixo do mercado, isto é, fazer promoções para competir com seus concorrentes.


2. Desenvolvimento de Produto (produto/serviço novo e mercado existente):

É uma estratégia que busca desenvolver um produto para um mercado existente. Neste caso, é importante que o estabelecimento conheça bem seu mercado atual. Exemplo: uma empresa de consultoria vende um serviço de gestão financeira e passa a vender também um de criação de sites.

3. Desenvolvimento de Mercado (produto/serviço existente e mercado novo):

Quando uma instituição quer se expandir nacional ou internacionalmente, por exemplo, vendendo produtos existentes. Assim, o caso de uma grande empresa estadunidense de calçados que passa a vender seus produtos no Brasil, serve perfeitamente como exemplo desta estratégia da Matriz Ansoff.


4. Diversificação (produto/serviço e mercado novos):

Quando uma organização busca inserir um novo produto em um novo mercado e, por isso, pode-se dizer que é a estratégia mais arriscada de todas. Um exemplo, seria o caso de uma empresa de roupas (mercado da moda) que passa a vender também iogurte (mercado de alimentos).


Mas afinal, o que fazer antes de aplicar tal matriz na sua empresa e como aplicá-la? Primeiramente, conheça bem o comportamento do seu consumidor e o mercado que seu negócio está inserido. Busque também entender os pontos fortes e fracos da sua companhia, identificando o que deve ser desenvolvido para se destacar ainda mais de seus concorrentes. É importante que o cliente enxergue seu diferencial. Feito isso, basta aplicar a estratégia de crescimento que mais se aproxima da realidade da sua empresa e a que tem mais potencial para alavancar suas vendas.


Gostou do que você viu e já pensou em aplicar isso e muito mais na sua empresa? Contrate a PUC Júnior Consultoria!


A PUC Júnior Consultoria é uma das mais tradicionais empresas juniores do Brasil, atuando há mais de 25 anos no mercado e atendendo dezenas de micros, pequenos e médios empresários.

NOSSAS SOLUÇÕES

Rua Min. Godói, 969 - Perdizes, São Paulo - SP | contato@pucjunior.com
  • Instagram
  • Facebook Social Icon
  • square-linkedin-512