Posts Recentes
Gostaria de receber conteúdos da PUC Júnior Consultoria?
Inscreva-se!

Dicas para um Instagram bem estruturado.

O Instagram é uma das principais mídias sociais da atualidade, por meio dele são realizadas diversas atividades relacionadas ao âmbito social, onde se encontram pessoas em busca de variados assuntos. No caso da MV Joias, pessoas que estão à procura de joias e semijoias em diversos materiais são aquelas que poderiam possuir interesse maior nas publicações compartilhadas pela empresa. Para identificar e atingir esse determinado público, é necessário : entrar no Instagram de seus concorrentes mais populares e seguir algumas pessoas que seguem eles, pessoas estas que possuem interesse por conteúdo o próximo ao que a sua empresa oferece, tendo grande chance delas o seguirem de volta. Manter o Instagram atualizado é fundamental para que seus seguidores e as pessoas que entram em seu perfil não pensem que a empresa “abandona” as redes sociais pois, para a maioria dos clientes, a empresa é um reflexo do que é mostrado por ela mesma nas mídias sociais, portanto, quanto mais conteúdo de boa qualidade e baseado em estudos for postado pela loja, melhor será sua reputação nas redes sociais. Para isso é preciso criar estratégias de marketing para o Instagram, decidindo previamente o que será postado em função de seus objetivos e as documentando, para facilitar a análise dos conteúdos escolhidos. Para deixar o público próximo da empresa, existe a possibilidade de criar enquetes de perguntas nos stories a partir da própria ferramenta do Instagram e postar stories respondendo elas; também podem ser feitos stories dos bastidores da empresa, mostrando o dia a dia dos serviços realizados, postar curiosidades, sorteios, induzir o cliente a fazer uma postagem marcando a loja em troca de alguma porcentagem de desconto, etc . Programar as publicações também é um fator importante, porque existem horários de pico, onde a frequência de pessoas online nas redes sociais é maior, isso é mostrado através de um gráfico disponível para contas de pessoas públicas, sendo estes mais propícios para que o número de visualizações seja mais expressivo. É aconselhado publicar na rede social ao menos uma vez por dia, sendo ideal duas postagens diárias. Em relação aos horários, a melhor maneira para descobrir os horários em que as publicações do seu negócio podem ter mais interações é utilizando as informações disponíveis para perfis empresariais do Instagram, onde são apresentados os principais indicadores: alcance, impressões, visualizações, cliques e seguidores. Dados demográficos como: faixa etária, localização, dias em que os seguidores ficam mais ativos e, o mais importante, os horários com maior interação com sua conta também são disponibilizados.

Para ver as informações citadas anteriormente siga os seguintes passos pelo celular: 1º logue no perfil comercial e clique no ícone com três linhas na horizontal exibido no canto superior direito da tela; 2º clique em “Informações” (ícone de gráficos com três barras na vertical); 3º clique na opção “Público”; 4º clique em “Seguidores”, clique em “Horas” para visualizar os horários em que seu público mais interage com suas publicações. Após atingir um elevado número de seguidores (10 mil) é liberada a função de anexar um URL ao story postado, onde o internauta terá apenas que arrastar o dedo na tela de baixo para cima e este será encaminhado para a página a qual irá conter a finalidade da publicação, podendo esta ser a compra de peças online, acesso ao site, disponibilização de conteúdos gratuitos, etc. Essa prática é muito utilizada pelos famosos quando vão divulgar algum serviço ou produto, portanto, dois planos de ação para atingir esse público enquanto não se tem a quantidade de seguidores necessária são: anexar o determinado link na biografia do Instagram da empresa enquanto divulga o conteúdo contido no link por meio de stories e publicações ou realizar uma parceria com algum influenciador digital dessa área, o qual irá agregar valor ao nome da joalheria ao divulgá-la, dando maior visibilidade à marca.

A ferramenta que possibilita a publicação de anúncios patrocinados foi liberada para qualquer empresa que se dispõe a pagar pelo seu uso, portanto é indicado publicar ao menos um post patrocinado para saber se este vai ou não alavancar os seguidores e os leads do comércio, tendo em vista que boas empresas como Levi’s, Macy’s, Ben & Jerry e Burberry a utilizam, o retorno tem grande chance de ser satisfatório. Uma dica extra para o Instagram é explorar o uso das Hashtags. É permitido utilizar mais de 15 tags por post publicado, portanto escolher as categorias que serão vinculadas à imagem/vídeo publicado é importante, para que assim o conteúdo seja direcionado às pessoas corretas. Os destaques, ferramenta do instagram, precisam ter coerência e relevância. Assim como as informações da biografia, os destaques do Instagram estão em lugar privilegiado do perfil. Por conta disso, o recurso é super importante para direcionar os seguidores ou novos visitantes ao melhor do seu conteúdo, o que pode incentivá-los a apertarem o follow. Os destaques devem funcionar como vitrines da curadoria do que você já produziu, além de ser um ótimo recurso para fixar informações importantes sobre o seu negócio. De quebra, ainda é uma maneira de expressar a identidade visual da sua empresa e manter o perfil do Instagram coeso. Qualquer story que você postar pode virar um destaque no seu perfil, mas o ideal é que você crie capas personalizadas para deixar tudo bem organizado, aconselhamos esses serem separados pelo material e coleção. Além de fortalecer a identidade visual da sua marca, capas personalizadas chamam muito mais atenção. Para criar um destaque personalizado pode ser usada a ferramenta “Canva”, que pode ser usado no desktop ou na versão mobile (aplicativo de celular).

A PUC Júnior Consultoria é uma das mais tradicionais empresas juniores do Brasil, atuando há mais de 25 anos no mercado e atendendo dezenas de micros, pequenos e médios empresários.

NOSSAS SOLUÇÕES

Rua Min. Godói, 969 - Perdizes, São Paulo - SP | contato@pucjunior.com
  • Instagram
  • Facebook Social Icon
  • square-linkedin-512