Conheça o maior dia de vendas do mundo

 

 

 

 

A Black Friday acontece antes do natal e inaugura o período de compras desta temporada festiva, ela geralmente acontece no final de novembro, sempre na última semana.

É o maior dia de vendas de Novembro. Preços caem, produtos ficam mais acessíveis e o consumidor fica satisfeito. Conheça os pontos positivos e negativos sobre esse dia controverso.

 

A origem do nome:

A origem do termo tem duas versões; a primeira, que data de 1869, evidência uma conspiração de dois empresários que tentaram manipular o mercado de ouro nos estados unidos,  falhando miseravelmente após o governo regular e tabelar o preço do ouro. Isso causou uma das maiores crises da época e a especulação foi tão forte que a sexta-feira ficou conhecida como Black Friday.

A segunda versão, conta sobre o nome dado a um dia que as vendas ficaram extremas no final de novembro, o que causou vários problemas no trânsito e na locomoção em geral, ganhando essa reputação.

 

Um consumidor satisfeito:

Durante o período da Black Friday, o consumidor pode adquirir produtos por descontos que não ocorrem em mais nenhuma data no ano. Descontos de 70%, 80% e de até 95% existem em certas áreas comerciais, algo que beneficia o consumidor e faz com que ele tenha mais bens de consumo, aumentando sua satisfação.

 

Impulso econômico na Macroeconomia e Microeconomia com o empreendedorismo:

Com o aumento das vendas e das compras, ocorre uma ampliação da riqueza na mão do empresário e do vendedor, que  investe esse dinheiro no empreendimento, o que o torna mais rentável e gera mais empregos ao longo prazo.

Você que tem um negócio e pretende melhorar, esse momento é perfeito para pegar o Capital que você acumulou e investir em melhores equipamentos, melhorar seu negócio, serviços, etc. Geralmente, as vendas do meio do ano ficam reduzidas devido a ausência de datas comemorativas entre Julho e Dezembro, criando um espaço de redução de giro de capital. Sendo um dos pontos mais positivos da Black Friday, a renovação dos estoques nas lojas.

A Black Friday cria uma rotatividade de estoque, que faz o capital girar em alta velocidade, e esse capital novo será, provavelmente, investido no novo estoque de mercadorias que são relacionadas ao Natal na maioria das vezes. Se você pode renovar seu estoque colocando preços mais baixos em produtos estagnados, não perca a oportunidade de tirar aquele produto que não sai do seu estoque/prateleira.

Segundo dados disponibilizados pelo IBGE, o aumento nas vendas é intenso e

o Brasil ocupa o 23° lugar no Ranking de países que obtêm maiores vendas durante esse dia. Imagine a capacidade e as possibilidades em um mercado consumidor como o Brasil.

 

Pontos negativos da Black Friday:

Por mais que seja um feriado de escala global, nem tudo é isento de problemas; vários casos de fraude já foram registrados, como por exemplo casos do aumento no preço dos itens um dia antes da Black Friday, produtos de baixa qualidade são vendidos por preços injustos com a justificativa de que possuem um ‘’desconto’’. Contudo, existe uma série de organismos estatais (no Brasil é o PROCON), na grande maioria dos países, onde ocorre a black Friday. Esses órgãos impedem que fraudes como essa ocorram, monitorando os preços constantemente e garantindo os direitos do consumidor.

Outro ponto muito interessante mas interpretado com o olhar do senso comum é o consumismo. Pelo fato de ser uma ocasião onde a venda é promovida, ocorre um certo consumo desenfreado por parte de certas pessoas, causando um impacto ambiental muito intenso, visto que tudo que for comprado tem que ser reposto ao estoque. É importante ressaltar que se a intenção é realizar um dia como esse, é necessário que exista uma política de reciclagem e doação de bens antigos, pois ocorre uma grande dispersão de embalagens neste dia. Então, reciclar ajuda diminuir o impacto, sem falar que doar um aparelho mais antigo pode fazer a diferença na vida de alguém.

            Caso você tenha um negócio, atente-se às questões citadas anteriormente. A confiança do cliente é muito importante e, cativar seu público é fundamental para o sucesso. Então se for possível reciclar as sacolas, papelão, papel, plástico, etc. faça-o. Incentive o uso das sacolas de pano, embalagens biodegradáveis, materiais reciclados e a compra consciente.

 

PUC Júnior na Black Friday:

A nossa empresa também participa da Black  Friday e nós damos descontos significativos em nossas consultorias, sendo entre 25%-30%. Sem falar que somos ecologicamente e socialmente responsáveis e prestamos um serviço de qualidade. Tudo em nome de um consumo justo e acessível.

 

Please reload

Posts Recentes

November 28, 2019

Please reload

Gostaria de receber conteúdos da PUC Júnior Consultoria?
Inscreva-se!

A PUC Júnior Consultoria é uma das mais tradicionais empresas juniores do Brasil, atuando há mais de 25 anos no mercado e atendendo dezenas de micros, pequenos e médios empresários.

NOSSAS SOLUÇÕES

Rua Min. Godói, 969 - Perdizes, São Paulo - SP | contato@pucjunior.com
  • Facebook Social Icon
  • Instagram ícone social
  • square-linkedin-512