Descubra a importância de um plano de e-Commerce em tempos de crise

August 12, 2019

 

Atualmente, temos visto que o nosso país atravessa uma fase de intensas crises no âmbito econômico, fazendo com que a maioria das atividades financeiras entrem em estagnação. Tendo isso em vista, nós, da PUC Júnior Consultoria, desenvolvemos um novo serviço em nosso portfólio, chamado de “Plano de E-commerce”, o qual será responsável por flexibilizar as opções comerciais existentes nas empresas no âmbito eletrônico em questão. Mas afinal, você sabe o que o termo “E-commerce” significa? Porque é importante aderir a tal plano durante a crise? Ele funciona de fato? Quais as suas vantagens? 

 

Então vamos lá que eu vou te explicar!

Basicamente, “E-commerce” ou mesmo “Comércio Eletrônico” tem por definição, “ser uma modalidade de comércio que realiza suas transações financeiras por meio de dispositivos e plataformas eletrônicas, como computadores e celulares”. Um exemplo deste tipo de comércio são as lojas virtuais, as quais são responsáveis por realizar o cadastro de produtos, o controle de estoque, a definição de preços, a realização de promoções, entre outros processos ligados a um e-commerce.

 

“Tá bom, mas o que o E-commerce vai me trazer de benefícios?“. Pois bem, podemos observar que atualmente os consumidores estão cada vez mais conectados a internet e, dessa maneira, as redes sociais permitem que os usuários tenham autonomia para opinar sobre qualquer assunto, inclusive seu posicionamento sobre as marcas e serviços que gostam ou não, além de realizarem compras com menor custo, ou seja, a melhor opção em tempos de crise! Afinal de contas, por meio da internet acabamos adquirindo mais itens e serviços com menos investimento, não é mesmo?!

Ter uma participação ativa em redes sociais atualmente, tornou-se um “pré-requisito” para o fortalecimento da marca e dos serviços de determinada empresa. Ademais, os administradores de tais mídias terão que ser capazes de analisar o andamento social da empresa, assim como investigar e definir o público-alvo e a persona consumidora, além de traçar as melhores estratégias para fortalecer a imagem da empresa e conquistar novos clientes.

 

Enfim, depois de termos essa noção exata do que de fato é uma estrutura de E-commerce, vou te apresentar quais são as 10 principais vantagens deste serviço e te ajudar a entender como ele pode alavancar os números da sua empresa.

 

VANTAGENS DE UM E-COMMERCE:

 

 

 

 

 

1. Facilidade de Implementação

 

 

Para que a implementação/transição à uma plataforma de E-commerce se torne viável, são necessários, alguns poucos aspectos para a confecção do site. Entre eles, destaca-se a aquisição da plataforma de hospedagem, a compra do domínio do site e a estruturação em si da plataforma. Aspectos os quais não requerem quantias monetárias exorbitantes para a implementação, assunto que será discutido no próximo tópico.

 

 

2. Baixo nível de investimento

 

 

Assim como foi dito no tópico anterior, a estrutura de e-commerce não requer um alto nível de investimentos. Diversos lojistas não dispõem de altas quantias monetárias para a implementação de uma loja de fato e é aí que o e-commerce se destaca, ele apresenta custo de implementação baixíssimo; o qual pode ser recuperado pouco tempo depois devido ao fluxo de vendas crescente na plataforma em questão.

 

 

 

3. Funcionamento em tempo integral

 

 

Um aspecto que destaca-se no mundo do e-commerce é o seu funcionamento em tempo integral. Este fator gera uma vantagem para aqueles que optam pelo e-commerce, uma vez que as vendas poderão ser realizadas a qualquer hora do dia. Além disso, o sistema de suporte deverá funcionar concomitantemente, abrangendo diversos públicos em diversas horas.

 

 

4. Conforto

 

 

Quem atua no E-commerce também possui certa vantagem em relação aos lojistas físicos, ao passo que o mesmo pode administrar o negócio no conforto de sua própria casa. Especialmente para quem vive nas grandes cidades do Brasil, evitar os engarrafamentos e ter mais tempo para investir no seu negócio são fatores muito importantes, impulsionando cada vez mais os retornos do negócio.

 

 

 

5. Maior abrangência de clientes

 

 

Uma vez que todo o processo de vendas é realizado através do meio digital, os clientes a serem impactados se tornam cada vez mais abrangentes. Isto é, estando em uma plataforma digital, um cliente de São Paulo poderá adquirir determinado produto desta loja, bem como um cliente da Bahia também estará apto para comprar o mesmo produto nas mesmas condições, apenas variando o valor com a adição do valor do frete. Dessa forma a cartela de clientes da loja em questão aumentará exponencialmente.

 

 

 

6. Atualizações em tempo real

 

 

Mesmo parecendo estar no paraíso, nenhum local é perfeito, e não poderia ser diferente com as plataformas digitais. Mas fique tranquilo, pois elas possuem soluções dinâmicas e personalizadas. Se, porventura, algum problema surgir no site de determinada loja, ou o gerente queira realizar alguma modificação, basta acessar o site de hospedagem da página e realizar tais mudanças, publicando-as imediatamente.

 

 

7. Segurança de baixo custo

 

 

Ao contrário do que se observa em lojas físicas, as quais requerem altíssimos investimentos em segurança, as plataformas digitais possuem, por muitas vezes, maior nível de segurança com muito menos investimento. Com um bom design e a aquisição servidores de proteção, a plataforma passará a confiança necessária para o usuário durante sua jornada.

 

 

8. Facilidade no estudo de mercado

 

 

A internet tornou o estudo de concorrentes e consumidores uma atividade muito mais simples devido à sua ampla abrangência de informações.Detectar os resultados da concorrência, seus produtos mais vendidos, as perguntas mais frequentes entre os consumidores e seus hábitos, por exemplo, torna-se cada vez mais fácil e abrangente.

 

 

 

9. Aplicações de métricas de S.E.O

 

Para aqueles que não sabem, S.E.O (Search Engine Optimization) é uma ferramenta cuja função é implementar um conjunto de estratégias com o objetivo de potencializar e melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados. Ademais, fazer-se do uso das métrica de SEO é basicamente colocar-se no topo das páginas de pesquisa. Portanto, adequar-se nos padrões de S.E.O é de extrema importância para aqueles que optam pelo eficiente engajamento nas plataformas digitais.

 

 

10. Utilização de gatilhos mentais

 

 

Você sabe o que é um gatilho mental? Basicamente, gatilhos mentais são as decisões que o nosso cérebro toma “no piloto automático” para evitar o nosso esgotamento diante de tantas escolhas, ou seja, são recursos para convencer o cliente a comprar determinado produto. A utilização de recursos como os gatilhos de escassez e autoridade são os mais encontrados nas mídias digitais atualmente.

 

 

UFA! Quanta informação não é mesmo?! Bom, acho que agora você entendeu um pouco deste vasto universo o qual o e-commerce pertence. Mesmo com a facilidade que o E-commerce apresenta em sua implementação, com o devido auxílio, acredito que os investimentos em e-commerce certamente darão um retorno extremamente mais eficiente, em relação aos resultados de uma loja física recentemente aberta. Dessa forma, a PUC Júnior Consultoria mostra-se como uma ótima opção para micro e pequenos empreendedores, sendo totalmente capaz de desempenhar este papel definitivo para o sucesso do seu E-commerce, exercendo um serviço de extrema qualidade e eficiência.

Enfim, depois deste longo artigo espero que tenham gostado e aproveitado ao máximo todo o conteudo aqui exposto, ademais, me despeço por aqui. Até uma próxima leitura!

Please reload

Posts Recentes
Please reload

Gostaria de receber conteúdos da PUC Júnior Consultoria?
Inscreva-se!

A PUC Júnior Consultoria é uma das mais tradicionais empresas juniores do Brasil, atuando há mais de 25 anos no mercado e atendendo dezenas de micros, pequenos e médios empresários.

NOSSAS SOLUÇÕES

Rua Min. Godói, 969 - Perdizes, São Paulo - SP | contato@pucjunior.com
  • Facebook Social Icon
  • Instagram ícone social
  • square-linkedin-512