Como acabar de vez com um dos erros mais comuns da gestão financeira?

Uma Gestão financeira organizada e planejada é fundamental para qualquer negócio, independente do nicho em que o mesmo se encontra. Uma boa gestão financeira permite uma tomada de decisão mais assertiva e pode salvar seu negócio de um dos principais motivos que levam muitos ao fracasso.

 

Nesse artigo, iremos mostrar o passo a passo de como evitar que seu empreendimento seja mais uma vítima de um dos erros mais comuns da gestão financeira, de modo que possa, enfim, ter o controle completo das suas finanças por meio de uma simples ferramenta!

 

Afinal, qual é o Erro?

 

Muitos empreendedores ignoram ou simplesmente não conhecem um Fluxo de Caixa, uma das ferramentas mais importantes para uma gestão financeira eficiente, de modo que, não usar a mesma pode ser um erro fatal, resultando em diversas perdas ou até mesmo no fracasso do empreendimento. Assim, listamos os principais malefícios decorrentes desse erro:

 

  1. A visão da situação financeira da empresa será infundada.

  2. O gestor não será capaz de tomar decisões assertivas em todos os setores da empresa.

  3. A liquidez do caixa da empresa será desconhecida e consequentemente resultará em ações equivocadas.

  4. Perde-se a oportunidade de possuir um manuseio das informações contábeis de maneira mais simples e segura.

  5. A gestão financeira será ineficaz e lenta.

 

O que é Fluxo de Caixa?

 

Fluxo de Caixa é uma ferramenta que acompanha e controla toda a movimentação de entrada e de saída dos recursos financeiros, que através do entendimento das variáveis que compõem o fluxo financeiro da empresa, esta ferramenta possibilita estabelecer um cenário de previsibilidade para o equilíbrio financeiro do negócio.

Dentro de um empreendimento, se o dono de uma empresa levar em consideração apenas o faturamento das vendas, ignorando outras receitas, o resultado final da análise financeira do negócio não será condizente à realidade, por isso é necessário analisar todos os componentes relacionados com a área financeira.

Para entender melhor o fluxo de caixa, é necessário conhecer alguns conceitos importantes que fazem parte da estrutura do ciclo operacional de uma empresa:

 

  • Entradas: São as entradas de dinheiro no caixa, ou seja, as receitas realizadas

  • Saídas: São as saídas de dinheiro do caixa, ou seja, os custos, despesas e gastos realizados

  • Contas a receber: São entradas de dinheiro previstas para o caixa, ou seja, as receitas ainda não realizadas

  • Contas a pagar: São as saídas de dinheiro previstas para o caixa, ou seja, os custos e despesas ainda não realizadas

 

A imagem a seguir representa o ciclo operacional de uma empresa,

 

mostrando os principais pontos a serem analisados no setor financeiro, as entradas e saídas de dinheiro. Durante o ciclo operacional de uma organização, uma das principais dificuldade enfrentadas pelos empresários é a falta de dinheiro em caixa, o que pode resultar em altos empréstimos bancários ou até o uso de dinheiro pessoal para pagar as contas da empresa. Com o controle do fluxo de caixa, o gerenciamento financeiro passa a ser otimizado, trazendo inúmeras melhorias para o negócio.


 

 

Como pode ajudar a sua empresa?

 

Ao elaborar o fluxo de caixa, o empresário terá uma visão do presente e do futuro. É uma excelente ferramenta para avaliar a disponibilidade de caixa e a liquidez da empresa.

 

Um bom planejamento e controle do fluxo de caixa requer organização, vontade e disciplina. Diante disso, é de fundamental importância administrar as principais demonstrações financeiras (Balanço patrimonial e Demonstração de Resultados de Exercício), registrando as principais mudanças do setor financeiro em notas explicativas.

 

Com o auxílio de uma planilha de Fluxo de Caixa a análise financeira do presente e do futuro da empresa torna-se simples. O empreendedor fica ciente de todas as mudanças de fluxos de entrada e saída de dinheiro, conseguindo realizar decisões mais assertivas e exatas para o aperfeiçoamento do negócio.

 

A falta de Fluxo de Caixa pode fazer com que a empresa não tenha a noção da sua saúde financeira, consequentemente perdendo a noção dos outros segmentos da organização também. Por outro lado, um Fluxo de Caixa bem estruturado proporciona a maior assertividade ao empresário nas tomadas de decisão, contribuindo para o crescimento da empresa dentro da sua área de atuação.

 

É provável que o empresário saiba como lidar e agir com os problemas em  momentos de dificuldade graças ao acompanhamento da planilha. Além disso, ele é capaz de formar, antecipadamente, estratégias para administrar riscos, prejuízos e o retorno monetário esperado.

 

Portanto, quando o assunto se trata de administração de empresas, o controle das finanças por meio do fluxo de caixa é essencial para determinar as melhores decisões que formam uma empresa financeiramente saudável.

 

Como está o  fluxo de caixa de sua empresa? Para otimizar o seu tempo e seu trabalho, preparamos uma planilha de Fluxo de Caixa para o seu negócio. Para adquiri-lo clique no link abaixo!

 

https://bit.ly/2XDEiVI

 

Please reload

Posts Recentes

November 28, 2019

Please reload

Gostaria de receber conteúdos da PUC Júnior Consultoria?
Inscreva-se!

A PUC Júnior Consultoria é uma das mais tradicionais empresas juniores do Brasil, atuando há mais de 25 anos no mercado e atendendo dezenas de micros, pequenos e médios empresários.

NOSSAS SOLUÇÕES

Rua Min. Godói, 969 - Perdizes, São Paulo - SP | contato@pucjunior.com
  • Facebook Social Icon
  • Instagram ícone social
  • square-linkedin-512