4 passos de como criar uma marca de destaque no mercado

August 2, 2018

Qualquer empreendedor, seja de pequena, média ou grande empresa deve possuir um plano de negócios focado em o que será o nome do negócio e o branding (marca) para tornar o que está sendo oferecido pelo empreendedor algo de sucesso.

 

 

 

 

Desde o surgimento da ideia de um novo negócio, o empreendedor deverá pensar sobre qual será sua marca, como a mesma vai ser produzida e cuidada durante a existência do negócio. É importante que escolha um nome e um branding fácil e que cative o público-alvo esperado.

 

O branding é uma forma de gerir a marca do negócio. Todo o esforço para tornar a sua marca mais conhecida, mais desejada e competitiva no mercado constitui essa técnica.

 

Um plano de negócios ajuda o empresário a poder não cometer certos erros ao abrir o seu negócio e divulgá-lo, deter um sumário executivo em que abrange o nome a marca do negócio, sua missão, quais são os pontos fortes e fracos do produto/serviço prestado, entre outros, isso auxilia a credibilidade do mesmo e a menor chance de plano falhar.

 

Não são apenas as empresas com clientes que atingem o país inteiro ou são conhecidas mundialmente que devem possuir um logo reconhecido por muitos. O pequeno ou médio empreendedor, ao realizar um planejamento estratégico no qual serão pensados itens básicos de grande importância, deve dar ênfase no branding  da sua empresa a fim de aumentar as chances do seu negócio crescer.

 

Há várias maneiras de tornar uma marca um destaque no mercado, deve-se tomar cuidado com o quanto está disposto a investir e quem será responsável pela imagem da marca e empresa. A seguir, serão pontuadas algumas dicas para alavancar o seu negócio:

 

  • Pense em um bom nome e logo

Um bom nome e logo devem ser inovadores e fáceis de serem associados com o produto ou serviço que está sendo prestado. Não é a melhor ideia colocar o nome pessoal como marca, pois o empreendedor deve ser conhecido como fundador do negócio e não pelo próprio produto/serviço.

 

  • Conheça o mercado que está se inserido

Conhecer quem é o público-alvo ajuda na própria criação da marca pois compreender as características daqueles que irão atrás do que está sendo oferecido pela empresa limita quais são os designs e nomes disponíveis para tornar uma nova marca um destaque no mercado.

 

  •  Elabore bem sua identidade visual, embalagem e site

Como foi brevemente citado anteriormente, o design da marca é de extrema importância. Portanto, um bom investimento inicial tanto para a construção do mesmo quanto a qualidade é algo que pode se tornar benéfico no futuro.  Adquirir um site para promover o negócio é algo promissor já que de acordo com a eMarker (empresa de realiza pesquisa de mercado sobre marketing), o investimento no marketing digital foi de 18% no ano de 2016 para a divulgação de produtos e serviços, através de redes sociais, e-mail marketing, televisão, entre outros.

 

 

  • Paciência para a divulgação da nova marca

Esse processo pode demorar de semanas a meses, portanto ter paciência para obter a volta de tudo que está sendo investido para a criação de uma marca de destaque no mercado é essencial. Não crie após pouco tempo ativo slogans como “melhor produto do mercado” ou “muitos clientes ficaram satisfeitos”, desenvolva um padrão de honestidade com os clientes já adquiridos e possíveis novos.

 

Em consequência dos tópicos levantados anteriormente, a criação de uma marca de destaque no mercado é algo um pouco trabalhoso, porém o retorno do tempo investido pode gerar resultados surpreendentes. Vale ressaltar que possuir um nome e branding diferente dos demais do ramo, faz o público-alvo pensar imediatamente no seu produto ou serviço, serve como referência para todos, fazendo o empreendedor poder alcançar o sucesso.

 

Nos dias de hoje a internet, propagandas em revistas e em mídias fazem partem do dia a dia das pessoas, o acesso às informações está cada vez mais fácil e eficiente. Possuir uma marca de destaque nesses meios de informações irá trazer grandes benefícios para o empreendedor.

Please reload

Posts Recentes
Please reload

Gostaria de receber conteúdos da PUC Júnior Consultoria?
Inscreva-se!

A PUC Júnior Consultoria é uma das mais tradicionais empresas juniores do Brasil, atuando há mais de 25 anos no mercado e atendendo dezenas de micros, pequenos e médios empresários.

NOSSAS SOLUÇÕES

Rua Min. Godói, 969 - Perdizes, São Paulo - SP | contato@pucjunior.com
  • Facebook Social Icon
  • Instagram ícone social
  • square-linkedin-512