5 dicas para otimizar o controle de estoque da sua empresa

Ter um controle de estoque em dia é de extrema importância para qualquer empresa. Quanto melhor for o controle de entradas e saídas de mercadorias, menos se perde e melhor se entende a demanda que se busca no mercado.

 

 Henry Ford talvez tenha sido a primeira a pessoa a evidenciar a importância dos estoques, e como esse é um fator crucial na lucratividade das empresas. Seguindo o modelo de produção em massa, a Ford chegou a produzir 800 carros por dia (um número impressionante para a época) e gerenciar a saída desses automóveis era de extrema importância para que se mantivesse a produção em alta.


 Em contrapartida ao modelo de Ford surgiu o Toyotismo, o qual se baseia no modelo de produção just-in-time (no tempo certo). As mercadorias devem atender aos gostos da demanda e serem produzidas de acordo com a necessidade. Como resultado, os estoques passaram a ser reduzidos.
 

 Nos dias de hoje, a grande variedade de empresas culmina nos mais diversos modelos de controle de estoques.


  De modo geral, os estoques podem ser divididos em duas modalidades: estoques de matéria prima e estoques de produtos finais prontos para serem comercializados no varejo.


 

  •   Estoque de Matérias Primas

 

O estoque de Matérias Primas está relacionado às empresas industriais, que tem como função a transformação da matéria prima. A quantidade que deve ser mantida no estoque varia de acordo com o tempo de produção e o fluxo de saída do produto.

 

  • Estoque de Produtos Finais

  O estoque de Produtos Finais está relacionado às empresas que vendem os produtos de sua própria produção ou da produção de terceiros, no mercado de varejo. O controle do estoque deve ser feito observando-se o comportamento dos fornecedores.

 

Algumas dicas para otimização do seu controle de estoque:

 

1) Métodos de controle de estoque

  Atualmente, o controle de estoques através de softwares é o mais indicado, pois além de minimizar os erros, é feito de forma prática e rápida. Mesmo assim, controles de estoques feitos manualmente ainda são bastante utilizados.

 

2) Como fazer esse controle

 

  Tudo o que entra e sai da empresa deve ser controlado. A padronização de informações e um sistema de comunicação interna eficiente são essenciais para o controle. Deve ser definida uma quantidade mínima, para que quando se atinja essa quantidade o setor de compras possa fazer o pedido. Da mesma forma que deve ser definido uma quantidade máxima. Também é indicado que se faça um inventário anual do estoque para a recontagem e verificação de perdas ou roubos de produtos.

 

3) Controle a qualidade do seu estoque

 

  Os produtos armazenados nos estoques devem ser checados sistematicamente pela qualidade, visando sempre manter a credibilidade do estabelecimento frente a clientela. Possíveis problemas na qualidade dos produtos podem ser resolvidos entrando em contato com seus fornecedores.

 

4) Quantidade de estoque que deve ser mantida

 

  A quantidade de produtos no estoque dependem diretamente do tamanho, tipo e liquidez de produtos do estabelecimento. Recomenda-se para iniciantes que conheçam melhor sua clientela e a liquidez de seus produtos para que se planeje melhor o controle de estoque.

 

 5) Segurança do seu estoque

  • Mantenha seus produtos sempre devidamente cadastrados e etiquetados;

  • Periodicamente, faça um controle de seu inventário para verificar se o que você realmente tem em estoque corresponde ao que foi registrado no sistema;

  • Coloque nos produtos de maior valor etiquetas que apitam quando passam por um detector;

  • Restrinja o acesso ao seu estoque à funcionários de confiança.

  Um controle de estoque eficiente, além de ajudar no gerenciamento empresarial, oferece uma organização maior nos processos internos do seu negócio. Tempo e energia, assim como a gestão dos seus recursos financeiros, são otimizados. O nosso serviço de consultoria em Mapeamento e Otimização de Processos pode solucionar suas dificuldades relacionadas à gestão de estoques. Para mais informações de como otimizar seu negócio, acesse: https://www.pucjunior.com/

 

Please reload

Posts Recentes

November 28, 2019

Please reload

Gostaria de receber conteúdos da PUC Júnior Consultoria?
Inscreva-se!

A PUC Júnior Consultoria é uma das mais tradicionais empresas juniores do Brasil, atuando há mais de 25 anos no mercado e atendendo dezenas de micros, pequenos e médios empresários.

NOSSAS SOLUÇÕES

Rua Min. Godói, 969 - Perdizes, São Paulo - SP | contato@pucjunior.com
  • Facebook Social Icon
  • Instagram ícone social
  • square-linkedin-512