Oportunidades de negócios para as empresas na Copa do Mundo 2018

Os nichos de mercado devem se formalizar dentro das empresas durante a Copa do Mundo para que tanto o consumidor quanto a empresa possam se beneficiar.

 

 

A Copa do Mundo 2018 acontecerá na Rússia, contudo, não significa que as empresas do Brasil não devem se preparar. Tendo em vista que vivemos em um país no qual o futebol é uma das marcas de identidade da nação, as empresas brasileiras devem preparar uma estratégia para a venda de seus produtos ou serviços prestados durante os jogos, principalmente nos dias em que o Brasil estará em campo, para que possa ser acordado entre a empresa e o empregado se será possível ou não assistir às partidas.

 

Todavia, uma pesquisa encomendada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) entrevistou mais de 800 micro e médios empreendedores e foi descoberto que apenas dois a cada 10 empresários estão se preparando para a Copa, os outros dizem que não irão fazer mudança alguma.

 

Falta pouco para o início dos jogos do Brasil e por conta disso, a realização de um planejamento estratégico eficaz e otimizado trará oportunidades durante os jogos e até após o fim dos mesmos. A seguir, serão discutidos três tópicos que podem auxiliar a sua empresa durante os jogos:

 

Expectativas de aumento de vendas em nichos de mercado

 

De acordo com os resultados da Copa do Mundo em 2014 que ocorreu no Brasil, os nichos de mercado no qual tem maior chance de aumentar o número de vendas são os setores de alimentos, comércio informal, souvenir e supermercados mesmo a sede sendo na Rússia. Na pesquisa feita pelo SPC Brasil e CNDL, 68% dos empresários no ramo de alimentação, 70% do comércio informal acreditam que haverá um aumento na venda de seus produtos, em virtude disso houve preparações dentro da empresa, desde um aumento no estoque à recrutamento de mais pessoas.

 

Organização das empresas durantes as partidas de futebol

 

Um micro, pequeno ou médio empresário que possui um comércio informal pode dividir os horários de funcionamento do seu negócio, sendo uma parte antes do jogo e reabrindo após o término, por exemplo.

O funcionamento de bares, padarias, restaurantes e afins, durante os jogos é um bom investimento, tendo em vista que durante a Copa do Mundo 2014, houve um aumento de 25% das vendas. Dessa forma, é importante aprontar o estabelecimento com estoque de bebida e comida previamente, investir em televisores de boa qualidade para as partidas e estabelecer revezamentos de dias ou horários de trabalho durante os jogos para que todos possam aproveitar, tanto os torcedores (clientes) quanto os funcionários e o empresário.

 

Como não se prejudicar com a Copa do Mundo 2018?

 

Dentro das empresas programe estratégias de produção e vendas para que a copa seja algo benéfico e não prejudicial. Segue algumas dicas para um bom funcionamento da empresa durante o período:

 

  • Faça um planejamento com os funcionários, projete se haverá rodízio de grupos durante os jogos;

  • Se houver mudança no horário de atendimento do estabelecimento, informe no mínimo com uma semana de antecedência aos seus clientes, seja por e-mail ou até telefone para aqueles mais fidelizados;

  • Antecipe os trabalhos e horários de reuniões mais importantes caso o cliente não esteja disponível no horário antes marcado;

Em decorrência das dicas apresentadas previamente, a organização da própria empresa durante a Copa do Mundo 2018 é de grande importância para que não haja prejuízo financeiro ao empresário, falta de divertimento aos seus funcionários e que os clientes possam também aproveitar as empresas para o próprio entretenimento.

 

Independentemente do país onde a Copa do Mundo for, os empresários brasileiros podem aproveitar a oportunidade em diversos nichos de mercado para possuir um lucro maior durante esse tempo de entretenimento que capta a atenção do país.

 

Please reload

Posts Recentes
Please reload

Gostaria de receber conteúdos da PUC Júnior Consultoria?
Inscreva-se!

A PUC Júnior Consultoria é uma das mais tradicionais empresas juniores do Brasil, atuando há mais de 25 anos no mercado e atendendo dezenas de micros, pequenos e médios empresários.

NOSSAS SOLUÇÕES

Rua Min. Godói, 969 - Perdizes, São Paulo - SP | contato@pucjunior.com
  • Facebook Social Icon
  • Instagram ícone social
  • square-linkedin-512