5 Tendências na Área de RH

O papel da área recursos humanos na empresa envolve diretamente ou indiretamente todas as áreas de funcionamento da organização, sendo que este atua como mediador dos interesses profissionais e os empresariais. Nesse sentido, desenvolver as competências e habilidades cruciais nos profissionais fomenta a criação de oportunidades e, portanto, deve ser visto como um investimento indispensável para o sucesso de qualquer empresa.

 

 

 

A área de recursos humanos é um departamento que cada vez mais está ganhando visibilidade por conta da noção crescente da sua importância no ambiente empresarial como propulsor do aumento dos resultados. Esse aumento se deve com o gerenciamento estratégico e eficaz do principal recurso das organizações(o capital humano), com a elevação das possibilidades para os funcionários por meio do desenvolvimento dos mesmos e promovendo um bom clima organizacional, influenciando diretamente no aumento dos resultados da organização.

 

Tendo em vista que a tecnologia tem mudado o funcionamento dos negócios, a área de gestão de pessoas também sofreu mudanças significativas. Nesse novo cenário, destaca-se o RH 4.0, que é focado em frentes como a atração de profissionais qualificados, melhoria do clima organizacional e em outros segmentos que contribuem diretamente para os resultados da empresa, diferentemente do tradicional, onde as principais funções dos profissionais eram realizar o pagamento de encargos e salários, controle de horários e atividades basicamente manuais e burocráticas.

 

Pensando nisso, serão apresentadas 5 tendências na área de recursos humanos, que seguem a linha RH 4.0 para você ficar por dentro das novidades desse setor e aumentar a produtividade da sua empresa.

 

 

5 TENDÊNCIAS DA ÁREA DE RH

 

  • OTIMIZAÇÃO DA EXPERIENCIA DO COLABORADOR DENTRO DA EMPRESA

A Employee Experience, termo em inglês utilizado para denominar a experiência do colaborador, já havia importância em 2017, porém passa a ser o maior foco de 2018 da área de gestão de pessoas.

A experiência do funcionário na empresa está condicionada à diversos fatores. Nesse sentido, as ferramentas de gestão tecnológicas eficientes, tais como aplicativos, softwares de treinamento online e entre outros, além de facilitar as tarefas dos colaboradores, torna o ambiente de trabalho mais agradável.

Por isso, o investimento em tecnologias na sua empresa em 2018 pode ser uma boa alternativa para maximizar os resultados do seu negócio por meio de um bom clima organizacional.

 

  • USO DA CONTRATAÇÃO “CEGA”

A contratração “cega” consiste em analisar apenas as qualificações e formações dos candidatos no processo de seleção das empresas, de modo que questões como o gênero, nome, endereço e entre outras informações não sejam captadas pelo software que realiza esse processo.

 

A ideia dessa iniciativa, que já foi empregue em países como Alemanha, Estados Unidos, Reino Unido e Suécia, é de evitar o preconceito no momento de recrutamento de candidatos e trazer maior diversidade nas organizações. Já houve aumento nos resultados financeiros com ideias inovadoras trazidas por membros diversificados.

 

  • COLOCAÇÃO DO COLABORADOR COMO PROTAGONISTA

Com o avanço da tecnologia, a área de RH terá maior habilidade para direcionar feedbacks e delegar funções. Com isso, os colaboradores terão maior confiança e segurança no trabalho por eles executado, obtendo inspiração para ser protagonista no processo de tomada de decisões.

 

  • AMPLIAÇÃO DO USO DE DADOS

Uma das tendências do departamento de RH para esse ano é o aperfeiçoamento do uso de dados e inserida em mais contextos organizacionais. O People Analytics, por exemplo, tende a crescer. Essa plataforma consiste em analisar o comportamento dos consumidores a fim de melhorar a performance deles, além de alinhar as habilidades desses profissionais com as demandas exigidas pela empresa.

 

Com isso, as empresas conseguirão obter mais insights sobre a atuação dos colaboradores, tanto individualmente quanto em equipe, auxiliando no processo do desenvolvimento dos profissionais.

 

  • CONTROLE DE PONTO ONLINE

O controle de ponto online pode ser feito através do smartphone e consiste em monitorar os horários e jornadas de trabalho, avaliando o número de ausências, horas extras e entre outros, de cada colaborador.

 

Essa tendência é uma ótima opção de investimento, uma vez que as rotinas de trabalho estão em constante mudança com advento tecnológico em crescimento.

 

 

Tendo em vista a importância do gerenciamento estratégico e eficaz do capital humano a fim de obter maiores resultados na sua empresa, o investimento na área de recursos humanos torna-se um fator competitivo nas organizações. Dessa forma, a PUC Junior Consultoria pode auxiliar a sua empresa nessa área, com pesquisa de clima organizacional, plano de cargos e salários e entre outros. Para saber mais, basta acessar o seguinte link: https://www.pucjunior.com/gestaodepessoas

Please reload

Posts Recentes
Please reload

Gostaria de receber conteúdos da PUC Júnior Consultoria?
Inscreva-se!

A PUC Júnior Consultoria é uma das mais tradicionais empresas juniores do Brasil, atuando há mais de 25 anos no mercado e atendendo dezenas de micros, pequenos e médios empresários.

NOSSAS SOLUÇÕES

Rua Min. Godói, 969 - Perdizes, São Paulo - SP | contato@pucjunior.com
  • Facebook Social Icon
  • Instagram ícone social
  • square-linkedin-512