5 Dicas para criar vantagem competitiva e se destacar no mercado.

May 29, 2018

Como criar estratégias competitivas para gerar mais oportunidades no mercado e alavancar sua empresa.

 

 

 

A vantagem competitiva é, de acordo com Michael Porter professor da Harvard Business School, um conceito pouco explorado no mundo dos negócios. Porém, para uma empresa, é de total importância mostrar seu potencial no mercado em que atua.

Este termo faz referência à como atingir um maior número de vendas, através de diferenciais produzidos dentro de uma empresa, em relação a outras do mesmo mercado, sendo capaz de ficar à frente da concorrência.

 

Atinja uma elevada parcela de mercado com a sua empresa

Para entender melhor veja: O que faz alguém preferir um produto de uma marca A ao invés de um produto da marca B?

Quando nos deparamos com essa pergunta sempre refletimos sobre o que qualifica uma empresa ser melhor que a outra, sendo desde o preço, a posição na qual a empresa ocupa no mercado ou seu design, até a simpatia com o consumidor pela marca entre outros aspectos.

Para que uma vantagem competitiva seja eficiente ela tem de ser difícil de imitar, sustentável, única, superior à competição e aplicável a múltiplas situações, sendo possível criar mais oportunidades de mercado a partir disso.

 

 

5 Dicas de como criar vantagens competitivas e se destacar no mercado:

 

1-Analise a concorrência para criar estratégias competitivas através de algo único:

Pesquise como está o seu mercado, observando como a concorrência faz para agradar os clientes ou descobrindo o que os deixam insatisfeitos. Conhecer bem o seu cliente cria melhorias a partir da visão que ele tem sobre a sua empresa.

 

2-Adquira preços menores, de produtos ou serviços, que a concorrência:

Investigue como diminuir custos oferecendo um produto ou serviço de qualidade. Ao reduzir o custo de produção você poderá cobrar menos que a concorrência e se tornar a primeira opção do consumidor.

Um produto que consegue encontrar um equilíbrio entre preço e qualidade, geralmente consegue ter mais sucesso e alcançar um maior potencial no mercado.

 

3-Crie estratégias de segmentação:

Com isso a empresa deve buscar atingir um mercado mais específico, podendo se especializar mais ao invés de atingir a todos de modo que as empresas foquem em como atender as necessidades do cliente com produtos e serviços. As estratégias de segmentação apresentam um foco em determinadas características como geográficas, demográficas, comportamentais e ou físicas.
 

4-Conheça seus recursos e competências

Dentro de uma empresa os recursos são divididos em financeiros, físicos, humanos e organizacionais e as competências representam o aproveitamento obtido sobre esses recursos.

Para isso existe um modelo eficiente conhecido como análise VRIO (Valor, Raridade,Imitabilidade e Organização ) constituído de 4 questões sobre um recurso ou capacidade para determinar seu potencial de mercado:

-Por que este recurso está melhor ou pior em relação aos seus concorrentes?

-As habilidades dos seus trabalhadores contribuem para o sucesso da organização?

-Suas patentes e direitos autorais colocam a empresa em uma posição vencedora?

-Há algum outro fator que o ajuda ou o impede?

Se as respostas para todas essas perguntas forem  “positivas” você já tem nas mãos uma vantagem competitiva.

 

5- Crie estratégias competitivas em um ambiente de mudança:

Para criar mais oportunidades de mercado você deve compreender o conceito de capacidades dinâmicas, ou seja, como as empresas podem alcançar e sustentar vantagens competitivas em ambientes de mutação. Veja 3 componentes da capacidade dinâmica:

Processos: ligado a rotinas e formas de aprendizado (como são feitas);

Posições: como está o relacionamento com os clientes, o estado atual de sua tecnologia, etc;

Caminhos: quais estratégias competitivas sua empresa possui para obter essa vantagem competitiva.

 

Ao criar vantagens competitivas sua empresa poderá gerar mais oportunidades de mercado e conseguir atingir o sucesso almejado. Não se esqueça do essencial que uma empresa precisa para poder criar as vantagens competitivas e gerar mais clientes: flexibilidade , qualidade, inovação, serviço de atendimento ao cliente e presença na internet. Para mais informações de como impulsionar a sua empresa através de vantagens competitivas acesse https://www.pucjunior.com/gestaoeprocessos

 

Please reload

Posts Recentes
Please reload

Gostaria de receber conteúdos da PUC Júnior Consultoria?
Inscreva-se!

A PUC Júnior Consultoria é uma das mais tradicionais empresas juniores do Brasil, atuando há mais de 25 anos no mercado e atendendo dezenas de micros, pequenos e médios empresários.

NOSSAS SOLUÇÕES

Rua Min. Godói, 969 - Perdizes, São Paulo - SP | contato@pucjunior.com
  • Facebook Social Icon
  • Instagram ícone social
  • square-linkedin-512