Conservador? Faça seu dinheiro render!

O investimento que ficou popular por sua segurança e pelo melhor rendimento no cenário atual.

​​​​

 

Se você  possui um perfil conservador, ou seja faz parte dos (as) que preferem ganhar pouco a perder, sempre quer ter o dinheiro em mãos e pretende usar o capital em curto e médio prazo, esse texto mostrará a melhor classe de investimento para você.

 

O que é renda fixa?

Renda fixa são títulos que podem ser comprados de bancos ou corretoras por qualquer pessoa. O dinheiro investido nesses títulos retornam ao comprador após um período junto ao rendimento, calculado de acordo com as taxas CDI e SELIC.  

 

Este investimento pode ser dividido em três tipos:

 

- Pré fixado: a rentabilidade é estabelecida no momento da aplicação, podendo ser determinado pelos percentuais citados anteriormente ou pelo capital final - ex: R$1500,00;

- Pós fixado: só sabe-se o rendimento ao final do investimento, uma vez que ele é calculado de acordo com a variação das taxas;

- Ou ainda uma mistura das duas, sendo nomeados de indexados: há fixação da taxa de juros (pré) e acréscimo da variação da inflação (pós).

 

Vantagens da renda fixa

Muitas pessoas veem nesses investimentos garantia, uma vez que há um órgão, responsável por reembolsar seus clientes caso os bancos venham a falência, chamado de Fundo Garantidor de Crédito (FGC). Outro ponto que conforta os investidores é o fato de não haver a possibilidade da perda do capital inicial aplicado, porque não existem taxas de juros negativas.

 

Desvantagens da renda fixa

Apesar dessas vantagens, são cobrados impostos sobre as transações, o que faz com que muitas pessoas repensem sobre essa aplicação de recursos.

Além de que na renda fixa o acesso ao capital investido e ao lucro é restrito, pois o resgate do dinheiro aplicado só é possível depois de um determinado prazo, sendo então um possível incomodo para os clientes.

 

Por que as pessoas não investem?

O investimento em renda fixa, é uma das aplicações menos arriscadas. No entanto, as pessoas deixam de aplicar devido a insegurança frente aos riscos das aplicações e ao período de crise, tendem a guardar seu dinheiro, gerando uma diminuição na procura por novos investimentos.  Além disso, um grande empecilho para superar o medo de investir é a falta de conhecimento prévio sobre o assunto.

 

Conclusão

Agora que explicamos sobre renda fixa, sugerimos aos Conservadores que invistam, pois o cenário econômico atual brasileiro está em um ótimo momento para isso, por conta da instabilidade da inflação, usada como taxa de juros, proporcionando um maior rendimento. Não se deixem intimidar pelos investimentos, uma vez que a comodidade não é sinal de lucro certo.

 

Ficou interessado no assunto? Para saber mais sobre investimentos fique de olho nos próximos artigos.

 

Artigo por:

 

 

Please reload

Posts Recentes
Please reload

Gostaria de receber conteúdos da PUC Júnior Consultoria?
Inscreva-se!

A PUC Júnior Consultoria é uma das mais tradicionais empresas juniores do Brasil, atuando há mais de 25 anos no mercado e atendendo dezenas de micros, pequenos e médios empresários.

NOSSAS SOLUÇÕES

Rua Min. Godói, 969 - Perdizes, São Paulo - SP | contato@pucjunior.com
  • Facebook Social Icon
  • Instagram ícone social
  • square-linkedin-512